Ambiente de Homologação

Tamboréu

O Tamboréu é um jogo que pode lembrar o tradicional jogo de Tênis disputado em duplas. As quadras podem ser traçadas na praia na areia dura, nos clubes em saibro (mesmo material das quadras de tênis) ou mesmo quadras rápidas. A bola é a mesma do tênis e a raquete é uma espécie de pandeiro denominada Tamboréu, que cede seu nome ao jogo. Existem diversas categorias ranqueadas para as disputas dos torneios, existem diversas entidades ligadas ao esporte, como: Federação Paulista de Tamboréu; Associação Nacional de Tamboréu (Santista); Liga Interiorana de Tamboréu e outras associações.

A grande vantagem deste esporte é que pode ser disputado por todas as pessoas, independente do sexo, idade e forma física.

O Tamboréu foi trazido ao Brasil por europeus no final da década de 1930. Em uma praia de Santos-SP, dois italianos batiam em uma bola de borracha maciça com um Tamburello, um pandeiro feito de um aro de madeira e tampa de couro. Os santistas adaptaram as medidas da quadra e rede, e passaram a fabricar seus pandeiros com aro e tampa de madeira. Surgiu assim o Tamboréu. A modalidade chegou ao Corinthians no final da década de 1950.

O Tamboréu corinthiano é campeão em todas as categorias, forjando grandes atletas em nossas quadras e entusiastas do esporte que levaram o nome do Corinthians ao patamar mais alto, podemos citar: Nelson Fiúza, Dodô, Maracanã, Enoque, Talarico, Paulinho Espírito Santo, Romani, Romaninho, Armando e Ronaldo de Almeida, Ricardo de Almeida, Marinho, Marcelinho, José Carlos, Erik, Emerson, Betão, Paulo Maike, Pitchico, Sulivan, Luiz Paulo, Delcio Cassola, Rubens Cascapera, Arizão, Edson Rosa, Hélio, Moris, Orlando, Neca, Eduvilho, Tito, Lulinha, Vilson e diversos outros grandes atletas que até hoje ainda praticam o esporte, defendendo as cores de nosso glorioso Corinthians.

Atualmente o Tamboréu conta com um novo elenco de futuros grandes craques que já mostraram seu valor nas quadras. Os atletas da nova safra em destaque são: Thiago, Alexandre, Rafael, Marquetinha, Fabiano, Danilo. Alguns (integrantes da seleção brasileira) já representam o Brasil em Marselha (França) e Barcelona (Espanha) em torneios mundiais de Tamburello.

Hoje o Departamento de Tamboréu conta com três quadras de saibro sendo duas iluminadas, um salão de festas, quadra de bocha e instalações para confraternização dos companheiros e atletas. Contamos com várias pessoas iniciando a pratica do esporte, que com certeza melhorarão sua saúde e farão novos amigos! Para mais informações, acesse o site da Federação Paulista de Tamboréu http://www.tamboreu.esp.br/

Funcionamento

Terças, das 16:00 até 22:00 hs

Quintas, das 16:00 até 22:00 hs

Sábados, Domingos e Feriados das 7:30h às 17:00h

Assessores:

Luiz Paulo Bizelli lpbizelli@gmail.com

Hélio Chrispiniano hchrispiniano@hotmail.com

Wilson Bizelli Jr. pitchi27@me.com

Sergio Soncin sergiosoncin@live.com